Vida longa ao Olodum! 

Há 42 anos sua notável trajetória propõe o resgate da auto estima e tradições da cultura afro.

Filho das ruas do Centro Histórico de Salvador, o Olodum nasceu em 1979 como um grito de protesto e afirmação dos direitos dos moradores do Maciel/Pelourinho e embalado pelo forte som dos tambores. Somando forças ao movimento de blocos afro, iniciado pelo Ilê Aiyê e Alvorada, seu nome tem origem yorubá, e no ritual religioso do candomblé significa “Deus dos Deuses”. 

Em 1980, ano de seu primeiro desfile, o bloco afro Olodum levou às ruas mais de dois mil associados ávidos para viver a sua cultura, seus valores e suas festas.

Desde então, sua ousadia e trajetória de afirmação da cultura negra e valorização das raízes africanas, ritmadas por uma batida envolvente, lhe deu asas para voar alto e ganhar o mundo, espalhando a cultura afro-brasileira em mais de trinta países. 

Em sua projeção internacional, destaca-se sua coleção de parcerias com artistas internacionais, dentre eles o icônico Michael Jackson, com a gravação da música e do clipe “They Don’t Care About Us”, em 1996, no Pelourinho.

Um dos maiores representantes da cultura afro no Carnaval de Salvador e uma das mais importantes expressões da música mundial, o Olodum é tombado pela ONU como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia.

Mais do que um bloco de Carnaval, o Olodum é um projeto cultural e político de luta contra o preconceito, desenvolvendo uma série de ações afirmativas, a fim de oferecer para crianças e jovens negros um espaço positivo de perspectivas para além da pobreza e exclusão. Sua sede, a Casa do Olodum, está instalada, não coincidentemente, no bairro do Pelourinho. 

O Olodum é marcante, cheio de baianidades e tem um espacinho reservado no coração de todo folião. Não tem como não ficar arrepiado com sua história! Confira abaixo o mais novo lançamento da banda com um clipe cheio de gatilhos para quem ama o Carnaval de Salvador: