Orgulho LGBTQIAP+: Como surgiu essa data?

Celebrado mundialmente, o dia do Orgulho LGBTQIAP+ marca a luta e resistência.

Hoje, 28 de junho, é dia do Orgulho LGBTQIAP+. Essa luta, que já existe há tanto tempo, teve como marco inicial a Revolta de Stonewall, nesta mesma data em 1969 quando juntos, os clientes do Stonewall Inn., um bar gay no vilarejo de Greenwich, em Nova York, conduziram o ponto de virada contra a homofobia, a criminalização do amor entre pessoas do mesmo sexo, as perseguições estabelecidas contra a população LGBTQIAP+ , pedindo que respeitassem o direito básico: o de existir.

Nesta época, a polícia de Nova York tinha o hábito de invadir bares e baladas gays para prender quem encontrasse no caminho, e as revoltas duraram 5 dias até que foram totalmente contidas.

A luta por direitos ganhou apoio e visibilidade, e em 1970, um ano após as revoltas, aconteceram as primeiras passeatas do orgulho gay nos Estados Unidos. Mas, infelizmente, não foi o suficiente para combater a homofobia nos anos seguintes.

Desde então, entidades, organizações e governos usam o mês de junho com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à crimes contra a comunidade LGBTQIAP+. Um mês inteiro dedicado ao que pedimos todos os outros, pelo resto do ano: direitos civis, visibilidade e respeito à comunidade que inclui lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queers, intersexuais, assexuais e outras sexualidades e identidades de gênero.