Museu Cidade da Música da Bahia é inaugurado em Salvador

Equipamento cultural é inédito no país e celebra uma das expressões culturais de maior força.

Salvador tem a música em seu DNA. Não à toa recebeu o título de Cidade da Música, em 2015, concedido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação). Agora, a capital baiana conta também com o Museu Cidade da Música da Bahia, um espaço dedicado à celebração e conhecimento da diversidade musical — apresentando a história da música desde os tempos da colonização da primeira capital do Brasil até a explosão da diversidade sonora dos tempos contemporâneos.

fachada do museu da música da Bahia
(Cidade da Música da Bahia | Foto: Reprodução)

Inédito no país, o equipamento cultural utiliza a tecnologia da geração digital, proporcionando aos visitantes momentos de intimidade e interatividade virtual com alguns artistas.

“O espaço utiliza alta tecnologia para oferecer aos visitantes um verdadeiro mergulho no passado, presente e futuro da produção sonora da mais bela capital do Brasil. Além disso, também será um centro de produção de novas linguagens musicais, com aparelhamento técnico e estúdios para promover novos movimentos”, disse o prefeito Bruno Reis. 

O Museu Cidade da Música da Bahia conta ainda com locais para interação com o público e de inclusão social, além dos estúdios completos de gravação. 

“Um museu diferente de tudo que o Brasil e o mundo conhece, com conteúdo de mais de mil horas em audiovisual, conteúdo esse que vai desde o passado, presente e ao futuro da música baiana e brasileira. Têm também toda uma parte de interatividade, o visitante aqui vai poder interagir com o próprio museu, gravar seu karaokê, utilizar cabines de mixagem de voz. E tem um outro lado, claro, de inclusão social mesmo. Nós temos uma série de músicos que não têm oportunidade e na cidade da música vão poder ter a oportunidade não só de diversificar os seus vídeos, como também gravar aqui seus próprios produtos, que nós temos um estúdio aqui completo de gravação”, salientou o secretário de Turismo de Salvador, Fábio Mota.

foto de mulher em frente a um painel escrito museu cidade da música da bahia
(Cidade da Música da Bahia | Foto: Reprodução)

 

Instalado no Casarão de Azulejos Azuis, no bairro do Comércio, entre o Elevador Lacerda e o Mercado Modelo, o novo museu pode ser visitado de terça-feira a domingo, mediante agendamento em horários entre 10h e 17h. A entrada custa R$20 (inteira) e R$10 (meia) para estudantes e residentes de Salvador, mediante comprovação.