Margareth Menezes, Aretha Franklin Brasileira

Figura de extrema importância para a cultura afro-brasileira, a Margareth Menezes se tornou um dos maiores nomes do Brasil, com reconhecimento internacional.

Margareth Menezes nasceu e se criou na região da Península de Itapagipe, em Salvador. Descobriu os palcos e sua própria expressividade por meio do teatro. Sua voz é intermediadora da ancestralidade e força da mulher negra.

Sua voz está imortalizada no primeiro samba-reggae gravado no Brasil. Faraó foi composta por Luciano Gomes, um dos principais compositores dos temas de blocos afros de Salvador, e teve mais de 100 mil cópias vendidas.

Figura de extrema importância para a cultura afro-brasileira, a artista se tornou um dos maiores nomes do Brasil, com reconhecimento internacional por seu trabalho, como Elegibô, seu terceiro álbum de estúdio lançado em 1990, e eleito pela Rolling Stone um dos melhores CDs do mundo. O álbum chegou ao topo da Billboard World Albums, nos Estados Unidos, ficando por lá durante 16 semanas.

Dona de uma das vozes mais marcantes da música baiana, Margareth soma 21 turnês mundiais, 4 indicações ao Grammy Awards, 14 álbuns e é considerada a “Aretha Franklin brasileira”. O título foi dado por outros veículos além do ‘Los Angeles Times’. Margareth foi aclamada pelo ‘The New York Times’, ‘Le Monde’ e ‘Waskington Post’.

Artista gigante, plural e completa, “Maga” é presença potente. Exemplo de luta e inspiração.

Em celebração ao Novembro Negro, a playlist “Um abraço negro” reúne uma seleção com o melhor de quem segue fazendo a história ser cantada. Disponível do Spotify e Deezer. Ouça agora!