Laurinha Arantes: A primeira mulher a comandar um trio elétrico

Pioneira, Laurinha Arantes foi também a primeira cantora da banda “Cheiro de Amor”.

Quando Laurinha Arantes subiu no trio elétrico pela primeira vez em 1983 para comandar o Bloco Cheiro de Amor, acompanhada pelos outros integrantes do grupo que vestidos de macacão distribuíam rosas às mulheres na Avenida, talvez ainda não tivesse noção da imensa transformação que estava prestes a fazer no Carnaval de Salvador.

É ela a responsável por abrir os caminhos para que outras mulheres começassem a puxar blocos na maior festa de rua do mundo. Hoje é impossível pensar no Carnaval de Salvador sem lembrar de cantoras consagradas na história da folia baiana, mas nem sempre foi assim.

Pioneira, Laurinha esteve à frente da Banda Pimenta de Cheiro (pré-Cheiro de Amor) em 1983 e 1984, dando início a liderança feminina nos vocais da banda. Márcia Freire assumiu os vocais de 1985 a 1995 e de 2000 a 2002; Carla Visi de 1996 a 2000; Alinne Rosa de 2001 a 2013 e Vina Calmon que chegou ao Cheiro em 2014 e segue no grupo. 

Após sair da banda ‘Pimenta de Cheiro’, Laurinha foi vocalista do grupo “Novos Bárbaros” onde gravou dois discos. A partir daí, já em carreira-solo, emplacou o hit “Pipoca Louca”.

No Carnaval de 2018, Laurinha Arantes se apresentou com a Orquestra Popular Sérgio Benutti, no Terreiro de Jesus.