Farol da Barra: É aqui onde tudo começa!

Conheça a história de um dos pontos turísticos mais famosos da capital baiana

Qual a primeira imagem que vem a sua mente ao ouvir falar sobre a cidade de Salvador? Certamente você deve ter se lembrado do Carnaval ou de alguma das inúmeras paisagens que compõem a cidade e são incansavelmente reproduzidas em cartões postais.

Um dos principais pontos turísticos da cidade, é também parada obrigatória para turistas e baianos. Só quem já viu de perto a beleza exuberante do Farol da Barra consegue tentar descrever tamanha imponência. Mas já adianto que a tal tarefa é um tanto difícil. 

Datado de 1534, o Farol da Barra foi testemunha do nascimento de Salvador, primeira capital do Brasil, no ano de 1549, além de ter tido um papel de suma importância durante o período de colonização do nosso país, pois o Porto de Salvador era um dos mais movimentados e importantes do continentes, e era preciso auxiliar as embarcações que chegavam à Baía de Todos-os-Santos. Hoje, a fortificação abriga o Museu Náutico da Bahia, que conta com um acervo histórico formado por objetos de diversas épocas,

Ano a ano, durante o Carnaval de Salvador, o Farol da Barra é palco de encontros e momentos memoráveis. É aqui onde tudo começa! Do encontro com a galera a saída dos trios elétricos. E quando chega a hora do pôr do sol… Pura emoção!

Eternizado na canção homônima do grupo Novos Baianos, o ponto turístico foi premiado como Farol do Ano de 2020, pela International Association of Marine Aids to Navigation and Lighthouse Authorities (IALA).

Aberto para visitação diariamente, no pátio do forte é possível contemplar uma vista privilegiada da Baía de Todos os Santos. Os ingressos podem ser adquiridos mediante agendamento ou diretamente na bilheteria do Museu Náutico da Bahia, e custa R$15. Moradores de Salvador pagam R$5, mediante apresentação de comprovante de residência, no momento da visita.

Se você ainda não conhece o Farol da Barra, insira o passeio em sua próxima viagem. E se já visitou, acredite, vale a pena voltar. Aposto que você vai se encantar novamente!