Bloco comemorou 40 ano desfilando com uma ala percussiva totalmente feminina.
Neste 08 de março o mundo inteiro celebra o Dia Internacional da Mulher. A data, que carrega diversas histórias quanto a sua origem, reforça a luta das mulheres por igualdade, fim da violência e feminicídio, e liberdade de ser e fazer o que quiser.
Em forma de homenagem neste Dia Internacional da Mulher, relembramos o desfile do Bloco Olodum em 2020, ano em que o grupo celebrou 40 anos de história.
Numa trajetória de defesa das minorias, o Bloco Olodum deu voz ao protagonismo feminino e a necessidade do combate às violências contra a mulher, transformando uma canção dos anos 80 no seu tema para o Carnaval de Salvador daquele ano: “Mãe, Mulher, Maria, Olodum!”.
Em 2020, pela primeira vez, quarenta mulheres foram as protagonistas do desfile que reuniu um time feminino na linha de frente da percussão. A bateria foi comandada pela maestrina Andreia Reis, que aos 12 anos foi descoberta quando tocava lata na rua.
Durante o desfile a primeira maestrina do Olodum regeu a orquestra de 120 tambores do Pelourinho até o final do Circuito do Campo Grande. Um momento lindo de se ver!
Ao longo deste mês, você conhecerá a história de mulheres importantes na história do Carnaval de Salvador.
O lugar da mulher é onde ela quiser e tem competência para estar. Que sejamos fortes e corajosas sempre!