Artistas comentam sobre mudança do circuito para Boca do Rio

Os cantores Bell Marques e Felipe Pezzoni desaprovam o novo circuito.

A possível mudança do circuito Barra-Ondina para a Boca do Rio, continua dividindo a opinião de entidades ligadas ao Carnaval de Salvador, foliões e artistas.

Na última sexta-feira (23) o cantor Bell Marques publicou um vídeo em suas redes sociais sobre o assunto.

“O que eu penso hoje é que, pra mudar pra 2023, é uma mudança precipitada afinal de contas é uma mudança muito grande. Nós estamos vindo de uma pandemia com dois anos sem carnaval e todos nós estamos esperando aquele carnaval ali no Farol da Barra […] A população já sabe onde ficar, já sabe onde aplaudir o seu artista preferido, já sabe como chegar e como sair dali. Ah, mas podem me dizer ‘lá na Boca do Rio vai ter mais espaço, mais conforto, mais banheiro, mais ponto de ônibus e etc’, mas precisamos saber se vamos levar essa mesma energia. Porque o público ir, é um coisa e levar a energia, ter liga, é outra. Então se alguém está pensando que botar um trio elétrico e tudo vira carnaval, está com o pensamento equivocado”, afirmou.

Vocalista da Banda EVA, Felipe Pezzoni anunciou que após 40 anos de história na avenida, o Bloco Eva pode não estar presente no Carnaval de Salvador em 2023.

“A gente já avaliou que se mudar o percurso, não vamos sair no Carnaval de Salvador esse ano, a gente vai fazer fora. […] É uma mudança muito significativa para um tempo muito curto, para a gente tentar se adaptar”, explicou.

Em entrevista ao Pida, os artistas Xanddy, Denny Denan e Buja Ferreira, vocalistas da Timbalada,  Ivete Sangalo,  Claudia Leitte e Léo Santana também comentaram sobre o assunto.

“Eu ainda não entendi exatamente o motivo de sair da Barra e ir para lá […] Me preocupo muito como será montada essa estrutura, mas acredito que os responsáveis irão estruturar da melhor forma possível”, declarou Xanddy.

“Em qualquer lugar a gente faz o Carnaval”, disse Denny. “Nós baianos nos reinventamos, e se mudar de local vai estar todo mundo lá com alegria. Nós músicos temos essa missão aqui na terra de passar alegria ao povo através da música, onde quer que aconteça, vamos lá para fazer o nosso carnaval” concluiu Buja.

Ivete Sangalo, Claudia Leitte e Léo Santana ressaltaram a necessidade de haver planejamento. “Uma coisa positiva que eu vejo é que há uma discussão […] Eu sou uma apaixonada pelo Carnaval da Barra. É preciso um raciocínio, um diálogo democrático para se entender como se vai fazer. Eu só espero que a gente saiba fazer da maneira certa e mantenha a vibração cultural, festiva, energética e geradora de empregos” disse Ivete.

“É muita coisa a ser ponderada, mas eu acredito que a gente vai chegar num caminho onde o conforto do outro é o mais importante. O nosso Carnaval mexe com a economia da cidade […] Estamos falando da maior festa de rua do mundo. Estou no aguardo, porém, o que eu quero Carnaval”, afirma Claudinha.

“Acho que precisa ter um cuidado maior, tá muito em cima da hora, acho que é bom pensar se de fato vale a pena já que estamos há dois anos sem realizar o Carnaval. Estamos ansiosos, há uma expectativa de reencontrar o povo e fazer que seja o Carnaval”, declara Léo Santana.

O Conselho Municipal do Carnaval se reuniu nesta terça-feira (26) para discutir sobre a mudança do Carnaval da Barra para a Boca do Rio. Após a votação, a entidade irá emitir um posicionamento sobre a alteração na festa que será enviada ao prefeito de Salvador, Bruno Reis, quem deverá tomar a decisão final.