Banda Araketu

Banda Araketu

 

Banda Araketu mistura percussão com eletrônica, ritmo que envolve música africana tradicional e sua adaptação temática brasileira. No Carnaval de Salvador a banda comando o Bloco Afro Araketu.

 

Para o Carnaval de Salvador 2014 a Banda Araketu vai contar com o retorno do cantor Tatau, marcando uma nova fase na história do grupo. A banda ainda não confirmou os dias que irá desfilar com o Bloco Araketu durante o Carnaval.

 

História

 

A Banda Araketu surgiu através do seu Bloco Afro com os moradores do Subúrbio de Periperi em Salvador/Bahia em 8 de Agosto de 1989. A banda foi uma das primeiras a mudar seu estilo musical, misturando música africana, pagode e axé, toda essa mudança surgiu no ano de 1990.

 

Durante a década de 90 a empresária da Banda Araketu fez uma viajem para o Senegal, e participa da criação do Memorial da Ilha de Goré Almadie. Essa viaje ajudou a banda incorporar novos elementos à música. A banda já rendeu várias participações em discos com grandes nomes da música internacional como Jimmy Cliff, Julio Iglesias e Elvis Crespo.

 

Em 2007 o cantor Tatau se desligou da Banda, para seu lugar veio à cantora Larissa Luz com sua voz feminina marcando o início de uma nova fase do Araketu. Mas em 05 de Julho o cantor Tatau retornou para novamente comandar a Banda e o Bloco Araketu.

 

A Banda e o cantor Tatau vem se preparando para animar os foliões durante o Carnaval de Salvador, com seu estilo de música africana tradicional, devidamente readaptada para temática brasileira.